Páginas

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

OS JOGOS NOS TEMPOS DE JESUS

     A prática de jogos de exercícios  derivou do culto aos deuses das nações. Os povos para agradarem os ídolos praticavam esportes, portanto, fazendo parte das cerimônias idólatras. Atletismo nunca combinou com judaísmo(culto ao Altíssimo). Atletismo nunca combinou com cristianismo(culto a Jesus Cristo). Da compilação do livro de Gênesis ao livro de Malaquias, jamais verificou-se em Israel e Judá a prática de competições atléticas. Infelizmente, os jogos invadiram a Palestina depois que Deus parou  de falar com o seu povo. A palavra inspirada encerrou-se com o profeta Malaquias, em 450 a.C.(segundo o historiador Davidson). Deste ano até o ano 175 a.C., completava-se 275 anos de silêncio da parte do Senhor Deus.
     Com a conquista da Palestina pelo rei da Síria, os costumes gregos influenciaram parte dos judeus.Os jovens hebreus eram educados sob a influência do deus Hermes. Era um deus reverenciado pelos gregos,sendo o doador da velocidade(segundo criam), a qual pediam a velocidade para participar nos jogos. Na cultura romana, este ídolo correspondia ao deus Mercurio. Hermes era motivo de grande veneração entre os gregos, que o consideravam um benfeitor e defensor da humanidade perante os deuses do Olimpo. Reverenciado como deus da fertilidade, tinha o centro de seu culto na Arcádia(Grécia do sul). Sua estátua era representada como um jovem atlético, sem barba,com capacete alado, asas nos pés e nas mãos e um bastão mágico com que distribuía fortuna.
     Segundo historiadores, estes procedimentos trouxeram graves consequências aos judeus, por imitarem costumes impios, sendo violações da lei de Deus.(História dos Macabeus).
     Por determinação do Imperador Otávio Augusto(63 a.C.-14 d.C.), Herodes, o Grande passou a ser governador da Judéia(terra dos judeus), no ano 37 a.C.: "Existiu no tempo de Herodes, rei da Judéia..."(Lucas 1:5).; " E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia no tempo do rei Herodes..."(Mateus 2:1).
     Herodes foi um representante de Otávio Augusto na Judéia. O historiador Flávio Josefo, descreve-o como "homem de grande bravura física, perfeito manejador do arco e flecha, lançador de dardo, valente caçador que em um só dia, abateu 40 animais selvagens, guerreiro ao qual ninguém  podia resistir"(Antiguidades Judaícas). Herodes impressionava-se com os costumes gregos implantados na Judéia, no tempo do rei Antíoco Epifânes(175-164 a. C.). Mandou construir em Jerusalém, um Circo(hipódromo), tipicamente romano, onde ocorriam corridas de cavalos e corridas de bigas(carruagens) e um anfiteatro, fora da cidade, construção tipicamente romana, onde ocorriam lutas de gladiadores e feras contra feras e seres humanos.
     Nos tempos de Cristo, haviam três(3) ginásios em Jerusalém, onde praticavam-se exercícios atléticos preparatórios para competições nos jogos gregos. O primeiro, estava situado abaixo do pátio interior do templo(Guerras 4.9,12; 6.3,2;6.2). O segundo, ficava abaixo do palácio dos reis macabeus(Antiguidades 20.8,11; guerras 2.16,3) e o terceiro, abaixo da cidadela ou acrópole(II Macabeus 4:12-27), estando situado ao pé da ponte que dava passagem do templo para o vale de Tiropeom(Guerras 5.4,2).
     Ainda existiam no tempo em que a cidade foi destruída pelas tropas do general Tito, no ano 70 d.C.(Dicionário da Bíblia-John D. Davis-17ª edição).
     O ginásio constituía-se nas seguintes divisões:
     1) Um pátio aberto para o jogo do soco(pugilismo), lutas, lançamento de dardo e disco, salto à distância;
     2) Estádio ou círculo para corridas a pé;
     3) Tanque para banhos públicos.
     Os discípulos de Cristo(Mateus, João, Pedro, André, Tiago Maior, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Tiago Menor, Simão, Lebeu, Judas) ignoraram  e desprezaram estes jogos, pois eram uma afronta ao Todo-Poderoso, por exaltarem o ser humano e glorificarem os deuses nacionais. Os Evangelistas Lucas e Marcos nem citaram nos evangelhos estes prazeres mundanos.
     No ano 33 d.C., enquanto estava ocorrendo os fatos relatados em Lucas 11:24; João 12:21; Mateus 19:28; Marcos 10:16 e Atos 1:7, ocorria em Olímpia(Grécia) a realização  do ducentésimo terceiro jogos olímpicos em veneração a Zeus Olímpico. Será que algum discípulo viajou até a Grécia para assistir esta festa pagã?
     Neste período, os gregos dedicavam-se ao jogo com bola(grego: "Pala") denominado "sphairomakia". Nos 12 séculos de existência dos antigos jogos olímpicos, esportes com bola jamais foram incluídos nos programas oficiais. No entanto, esportes muito populares , especialmente um, denominado "epykiros", jogado com o pé. O escritor grego do século II d.C., Júlio Pólux, cita uma linha de meta localizada no fundo de cada lado do campo, através da qual a bola deveria ser arremessada. Antifanes, dramaturgo do século IV a.C., anotou as expressões  comumente usadas pelos jogadores durante uma partida: "para a frente", "passe a bola"..., "mais alta", "volte logo", etc..
     É quase certo que os romanos tenham copiado os gregos ao criarem, séculos depois o "Harpastum". Sobre esse jogo-disputado com os pés, utilizando-se uma bexiga de boi- Apolinário Sidônio, no século V, da detalhes em seus escritos: " O campo era retangular, com uma linha divisória em duas linhas de meta, devendo as duas equipes lutar pela posse da bola e tentar levá-la até a meta adversária, denominada "locus stantion". Essa zona do campo era protegida por jogadores lentos, quase parados, de funções defensivas como as do goleiro ou zagueiros.
     Os romanos-cujos exércitos seguiram conquistando terras rumo ao norte-certamente levaram a outros povos o seu jogo de bola. E muito provável que tenham sido eles os introdutores do futebol na Gália(58-56 a.C.), atual França. Porém, quando o general Júlio César(100-44 a.C.), chegou a Bretanha(atual Inglaterra), no ano 55 a.C., encontrou lá  um futebol nativo, de origem nas cerimônias religiosas pagãs). O harpastum está associado a festa dos deuses. Os Celtas, habitantes da Bretanha, durante os anos de 725-480 a. C., adoravam a deusa-mãe terra e o deus tribal, que na sua união, garantia a prosperidade da descendência, do gado, da agricultura,  e o sucesso nas guerras. O bosque era o lugar sagrado onde os bretões veneravam os ídolos, exercendo sacrifícios humanos e de animais, onde o povo se reunia para os atos religiosos. Dessas solenidades, surgiu o harpastum.
     No ano 45 d.C., quando o Espírito Santo inspirava a inscrição dos Atos dos Apóstolos capitulo 13, eram realizados na Grécia, o ducentésimo sexto jogos olímpicos(206 olimpíada) em devoção a Zeus; no ano 53 d.C., em que foi escrito Atos capitulo 16, versículo 17, os gregos participaram da ducentésima oitava olimpíadas(208); no ano 65 d.C., quando Deus inspirava o Apóstolo Paulo a escrever a I Epístola à Timóteo e a Tito, a Grécia comemorava a ducentésima primeira olimpíadas(211), tendo a participação do Imperador Nero. Em todos os países do mundo. eram praticados jogos de exercícios, exaltando os deuses e o ser humano, sem despertar o interesse dos espirituais servos de Deus, que lutavam pela evangelização dos pecadores. Sabemos que existiam judeus desviados do judaísmo, que participavam de competições atléticas em Jerusalém.
     De maneira alguma Jesus e os seus discípulos praticavam torneios esportivos. E a santificação(separação) dos prazeres do mundo: " Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto escrito está: sede santos, porque eu sou santo"(I Pedro 1:15-16).
     "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou"(I João 2:6).
     "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento".(Romanos 12:1).
     "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não esta nele...a concupiscência dos olhos...não é do Pai, mas do mundo"(I João 2:15-16).



Bibliografia: Biblia Sagrada/ Enciclopédia Mirador-1975volumes 1 ao 20

11 comentários:

  1. Esse assunto é muito interessante mas se refere apenas a jogos violentos e competitivos em busca de vitória para sobreviver e também para terem estatus fama e exaltação própria.Muito diferente de hoje quando exercitamos e praticamos um tipo de esporte apenas para nos proporciona saúde.Claro que também hoje existem olimpíadas e outros esportes q visam lucros onde muitos ganham muito dinheiro e levam uma vida totalmente fora da espiritualidade p com DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Caro, o Edmilson traz esses estudos para nós cristãos e deixa bem claro com base Bíblica, que todos esses jogos na atualidades constitui violação a lei de Deus, isto é, Pecado,pois bem, veja a origem deles,será que precisa dizer mas alguma coisa?

      Excluir
    2. Meu Caro, o Edmilson traz esses estudos para nós cristãos e deixa bem claro com base Bíblica, que todos esses jogos na atualidades constitui violação a lei de Deus, isto é, Pecado,pois bem, veja a origem deles,será que precisa dizer mas alguma coisa?

      Excluir
    3. Meu Caro, o Edmilson traz esses estudos para nós cristãos e deixa bem claro com base Bíblica, que todos esses jogos na atualidades constitui violação a lei de Deus, isto é, Pecado,pois bem, veja a origem deles,será que precisa dizer mas alguma coisa?

      Excluir
    4. Sinceramente... a origem dos jogos segundo o comentsrista do blog é de origem pagã e se relaciona a adoração a tais deuses da época.
      Porém hoje muitos desses esportes são praticados para o exercício do corpo(saúde) e também como profissão!
      Então a origem pode ser macabra,mas a intenção que é praticada hoje é para o bem do corpo(saúde) humano e o sustento(profissão).

      Vamos ser mais concientes e menos extremistas...

      Excluir
  2. Sinceramente... a origem dos jogos segundo o comentsrista do blog é de origem pagã e se relaciona a adoração a tais deuses da época.
    Porém hoje muitos desses esportes são praticados para o exercício do corpo(saúde) e também como profissão!
    Então a origem pode ser macabra,mas a intenção que é praticada hoje é para o bem do corpo(saúde) humano e o sustento(profissão).

    Vamos ser mais concientes e menos extremistas...

    ResponderExcluir
  3. O cristão e os esportes.
    O CRISTÃO E OS ESPORTES

    O cristão pode praticar esportes? Claro que pode! Nós não podemos condenar o esporte por causa dos abusos que alguns exercem ao praticá-lo. Se os abusos fossem motivo para condenar o esporte, teríamos que condenar também a comida e a bebida, porque ao comer e beber muitos praticam abusos; teríamos que condenar o trabalho, porque ao trabalhar, muitos cometem abusos.
    Ao dizer que o cristão pode praticar esportes, entendemos que através de uma prática honesta, limpa e cordial, o esportista pode até dar testemunho de sua fé. Jesus disse: “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.16). Deixar brilhar a luz da fé também se pode no esporte, e é isto o que o cristão deve fazer.
    Em nenhum texto da Bíblia o esporte é proibido. Pelo contrário, o esporte é usado como exemplo da nossa luta e corrida para o céu. Ver 1 Coríntios 9 e Gálatas 2. A coroa de que falam os textos de Tiago 1.12, 1 Pedro 5.4 e Apocalipse 3.11, é uma figura tirada das corridas dos atletas gregos, nas quais os vencedores ganhavam uma coroa de louros como prêmio pela vitória. Assim como Jesus usou figuras e exemplos terrenos para ilustrar verdades celestiais, assim o Novo Testamento usa essas figuras para ilustrar a vida cristã. Se o esporte fosse pecado, com certeza ele não teoria sido tomado como exemplo da luta e da corrida que devemos manter para o encontro no Reino dos céus.
    O cristão está constantemente ameaçado por tentações do diabo. E, principalmente nas horas de lazer as tentações são mais fortes. Por isso o esporte praticado com correção, assim como a oração, o trabalho e a leitura, é um meio de ocupar tanto a mente quanto o corpo em uma atividade útil, não deixando que eles tenham oportunidade para pecar.
    A Bíblia é clara em relação à responsabilidade que nós temos para com a nossa saúde física. Nós devemos cuidar para que a saúde física não seja prejudicada, pois tudo quanto prejudica a saúde do corpo, é pecado contra o mandamento que diz: “Não matar.” Considerando que a prática de esporte é fundamental para melhorar o nosso condicionamento físico, ele pode ser praticado com a aprovação de Deus.
    Diante desses fatos, não podemos tirar outra conclusão senão esta: Enquanto o cristão não furta o tempo que deve dedicar exclusivamente a Deus, ou à sua família, ele pode e deve praticar esportes.

    ResponderExcluir
  4. O cristão e os esportes.
    O CRISTÃO E OS ESPORTES

    O cristão pode praticar esportes? Claro que pode! Nós não podemos condenar o esporte por causa dos abusos que alguns exercem ao praticá-lo. Se os abusos fossem motivo para condenar o esporte, teríamos que condenar também a comida e a bebida, porque ao comer e beber muitos praticam abusos; teríamos que condenar o trabalho, porque ao trabalhar, muitos cometem abusos.
    Ao dizer que o cristão pode praticar esportes, entendemos que através de uma prática honesta, limpa e cordial, o esportista pode até dar testemunho de sua fé. Jesus disse: “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.16). Deixar brilhar a luz da fé também se pode no esporte, e é isto o que o cristão deve fazer.
    Em nenhum texto da Bíblia o esporte é proibido. Pelo contrário, o esporte é usado como exemplo da nossa luta e corrida para o céu. Ver 1 Coríntios 9 e Gálatas 2. A coroa de que falam os textos de Tiago 1.12, 1 Pedro 5.4 e Apocalipse 3.11, é uma figura tirada das corridas dos atletas gregos, nas quais os vencedores ganhavam uma coroa de louros como prêmio pela vitória. Assim como Jesus usou figuras e exemplos terrenos para ilustrar verdades celestiais, assim o Novo Testamento usa essas figuras para ilustrar a vida cristã. Se o esporte fosse pecado, com certeza ele não teoria sido tomado como exemplo da luta e da corrida que devemos manter para o encontro no Reino dos céus.
    O cristão está constantemente ameaçado por tentações do diabo. E, principalmente nas horas de lazer as tentações são mais fortes. Por isso o esporte praticado com correção, assim como a oração, o trabalho e a leitura, é um meio de ocupar tanto a mente quanto o corpo em uma atividade útil, não deixando que eles tenham oportunidade para pecar.
    A Bíblia é clara em relação à responsabilidade que nós temos para com a nossa saúde física. Nós devemos cuidar para que a saúde física não seja prejudicada, pois tudo quanto prejudica a saúde do corpo, é pecado contra o mandamento que diz: “Não matar.” Considerando que a prática de esporte é fundamental para melhorar o nosso condicionamento físico, ele pode ser praticado com a aprovação de Deus.
    Diante desses fatos, não podemos tirar outra conclusão senão esta: Enquanto o cristão não furta o tempo que deve dedicar exclusivamente a Deus, ou à sua família, ele pode e deve praticar esportes.

    ResponderExcluir
  5. Nada a ver, o meu pai pastoreou durante 50 anos e sempre foi um amante de todos os esportes. Hoje nos esportes nao tem mais essas crueldades e sacrificios. Abram suas mentes meus amados. Eu gosto de quase todos os tipos de esportes e vou continuar gostando. Nao serao essas coisas que nos levara ao inferno. Voces estao parecendo os 3 amigos de Jo , que ficaram so para dar noticias das coisas que ele perdeu e o ultimo amigo dele ,tinha sabedoria , mas nao conhecia verdadeiramente Deus ao julgar o caos de Jo pelo seus pecados , aja vista que a situacao era Permissa de Deus. Jo nunca pecou para passar pela aquela situacao. Que o Yeshua esteja convoscos.

    ResponderExcluir